terça-feira, 28 de agosto de 2007

~ Iluminismo ~ Importância para o Mundo atual







O iluministo(França como já a natureza da palavra diz foi um movimento burguês que Trouxeram novas idéias á Tona. Século das Luzes...
O movimento defendia o domínio da razão sobre a visão teocêntrica que dominava a Europa desde a Idade Média. Segundo os filósofos iluministas, esta forma de pensamento tinha o propósito de iluminar as trevas em que se encontrava a sociedade.
Os pensadores que defendiam estes ideais acreditavam que o pensamento racional deveria ser substituie as crenças religiosas e o misticismo, que, segundo eles, bloqueavam a evolução do homem. O homem deveria ser o centro(antropocentrismo X Teocentrismos...traços renascentistas) e passar a buscar respostas para as questões que, até então, eram justificadas somente pela fé.
Para os iluministas, o homem era naturalmente bom, mas se corrompia pela sociedade com o passar do tempo. Eles acreditavam que se todos fizessem parte de uma sociedade justa, com direitos iguais a todos, a felicidade comum seria alcançada. Por esta razão, eles eram contra as imposições de caráter religioso, contra as práticas mercantilistas, contrários ao absolutismo do Monarquico, além dos privilégios dados a nobreza e ao clero.
Os burgueses foram os principais interessados nesta filosofia, pois, apesar do dinheiro que possuíam, eles não tinham poder em questões políticas...centralizado o poder...Uma outra forma de impedimento aos burgueses eram as práticas mercantilistas, onde, o governo interferia ainda nas questões econômicas.
No Antigo Regime, a sociedade era dividida da seguinte forma: Em primeiro lugar vinha o clero, em segundo a nobreza, em terceiro a burguesia e os trabalhadores da cidade e do campo. Com o fim deste poder, os burgueses tiveram liberdade comercial para ampliar significativamente seus negócios, uma vez que, com o fim do absolutismo, foram tirados não só os privilégios de poucos (clero e nobreza), como também, as práticas mercantilistas que impediam a expansão comercial para a classe burguesa.
Os principais filósofos do Iluminismo foram: John Locke (1632-1704), ele acreditava que o homem adquiria conhecimento com o passar do tempo através do empirismo; Voltaire (1694-1778), ele defendia a liberdade de pensamento e não poupava crítica a intolerância religiosa; Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), ele defendia a idéia de um estado democrático que garanta igualdade para todos; Montesquieu (1689-1755), ele defendeu a divisão do poder político em Legislativo, Executivo e Judiciário; Denis Diderot (1713-1784) e Jean Le Rond d´Alembert (1717-1783), juntos organizaram uma enciclopédia que reunia conhecimentos e pensamentos filosóficos da época.
IGUALDADE, LIBERDADE E FRATERNIDADE = IDEAIS ILUMINISTAS
SUA GRANDE IMPORTÂNCIA OCIDENTAL:
Influenciou a Revolução Francesa e InglesaTambém teve influência em outros movimentos sociais como na independência das colônias inglesas na América do Norte e na Inconfidência Mineira, ocorrida no Brasil.
No mundo atual vemos as idéias iluministas em todas as partes e principalmente em nós, o iliministo está presente em nossas mentes e rege nossa cultura.
"Em vão buscaremos ao longe a liberdade se não a cultivarmos dentro de nós mesmos." (Rousseau)

3 comentários:

Patricia disse...

Olá. Não concordo que o Iluminismo reja nossas mentes. Ao contrário, os ideais/fins iluministas que impulsionaram o progresso técnico-científico foram seqüestrados pelos meios. O homem no Iluminismo era entendido como medida de racionalidade, contra os padrões irracionais que identificava e criticava. Hoje a oposição crítica à sociedade está desarmada em virtude tanto da cultura de massas, da burocratização e tecnificação de todas as esferas da vida, etc. E tudo isto não é simples questão de quem controla as instituições, esta tendência de dominação está na ciência mesma, no apriori científico. Enfim, no mundo em que eu vivo, pelo menos, é deste jeito.

Anônimo disse...

Obs.: O símbolo do iluminismo é uma vela, não uma lâmpada, pois naquela época ainda não existia energia. Suas ideias não foram claramente expressadas. "Para os iluministas, o homem era naturalmente bom, mas se corrompia pela sociedade com o passar do tempo." Essa frase está historicamente incorreta, o certo seria : Para Rousseau de acordo sua teoria do "Bom Selvagem" o homem é bom, a sociedade é que o corrompe.

Anônimo disse...

Vejam o iluminismo de outra forma. Na atualidade eu a descrevo como iluminismo cotidiano num processo subentendido em que o ser humano é abordado iluminado rendido e marcado. Logo que rendido: renascido (renascimento cotidiano).